A Nissan anunciou que seu sistema de assistência ao motorista ProPilot 2.0 será lançado em breve no Japão.


O sistema ProPilot já existe há algum tempo. Ele fez uma aparição no Nissan Leaf em 2017 mas agora o ele foi melhorado. Os carros equipados com este sistema atualizado usarão "uma combinação de câmeras, radares, sonares, GPS e dados de mapa 3D de alta precisão" para permitir a condução sem acionamento. O sistema ProPilot 2.0 ainda requer que a atenção do motorista esteja totalmente à frente e que ele esteja preparado para assumir o controle, se necessário.

Para isso, um sistema interno de monitoramento está presente dentro do carro para garantir que os motoristas esteja atento. Na estrada, a viagem pré-definida é necessária para o sistema funcionar.

Este sistema de condução automatizado é limitado a uma única faixa, mas é capaz de detectar veículos mais lentos na frente e sugerir uma manobra de ultrapassagem. Avisos sonoros e visuais alertam o motorista quando tal movimento é necessário e eles precisarão colocar as duas mãos no volante e fazer o sinal necessário para confirmar a mudança de pista.

O ProPilot 2.0 está programado para fazer sua primeira aparição no Nissan Skyline no Japão no outono de 2019.