Finalmente o Toro é apresentado oficialmente, com uma apresentação simples, foram abordos alguns pontos dos vários a respeito deste modelo que entra para competir com o Duster Oroch.
O carro terá basicamente quatro versões, primeiramente a de entrada, denominada Freedom 1.8 16v, Freedom 2.0, Freedom 2.0 4X4 e a topo Volcano 2.0 4X4.


Pudemos testar as versões topo Volcano 2.0 4x4 e a Freedom 1.8 flex. A Freedom era equipada com itens opcionais que deixavam o carro bem semelhante ao top da linha, mas a diferença é perceptível em um segundo olhar e principalmente ao dirigir. 


Presente em todas linha Toro, as iluminação que na traseira em LED opaco, e luzes diurnas posicionadas acima do farol são um charme. Nos períodos de teste pude notar que as luzes diurnas não eram fortes como por exemplo as do Citroen C3 ou Golf, mas aparentemente elas estavam daquela forma para chamar menos atenção, como podem conferir nas fotos a luz é intensa e sem dúvida de noite será um destaque principalmente pela sua posição.


O carro cabe muito bem cinco pessoas, mesmo atrás o conforto para os joelhos de uma pessoa de até 1,8 m é garantido, sinto de três ponto e encosto para todos os passageiros também estão inclusos.


No teste a direção elétrica, que está presente nos dois modelos, deixa o carro bem confortável em manobras, acusticamente o trabalho mostrou-se bem feito como foi mencionado no lançamento, silencioso, principalmente no 1.8, andando normalmente só é perceptível alguns roncos no 2.0, mas nada muito fora do normal. outro ponto interessante é o som do 2.0, ele não é barulhento como outros diesel, e mesmo acelerando particularmente boa parte do barulho é do turbo, que não é um som tão incômodo.


O motor 1.8 16v prioriza o conforto, com trocas bem escalonadas e pouco perceptíveis, mas ao pisar fundo não espere um despenho alto pois seus 139 cv (A) juntamente com os 1619 kg não permitem tal feito, contudo não é de se desapontar uma vês que não é a proposta do Toro ser um carro com apetite esportivo. No modelo turbodiesel, o 2.0 a situação muda, pois o 170 cv a 3750 rpm juntamente com o torque de 35,7 kgfm deixam o modelo bem esperto no dia-a-dia e acompanhando da transmissão de 9 marchas o modelo trabalha suavemente, um diferencial.
A suspensão e estrutura é bem diferente das Pickups médias, o monobloco e suspensão independente (McPherson na frente e multilink atrás) são pontos que destoam um modelo do outro além das dimensões de caçamba que é um pouco menor que uma S10, por exemplo (820 litros contra 1000 do modelo da chevrolet).


No quadro de instrumentos o destaque fica pelo LCD de 7 polegadas Personalizável que transmite informações de velocidade, consumo modo de tração (nas versões 4X4) entre outros modos. O acabamento é de bom gosto, lembrando um bocado seu primo da Jeep, Renegade.


A versão de entrada utiliza um motor 1.8 16 v com 139 cv (A) e 135 cv (G) em 5750 rpm e torque de 18,76 (G) / 19,27 (E) a 3.750 rpm, tudo isso acoplado a um câmbio automático de 6 velocidades que proporciona um 0-100 de 12,2 segundo e consumo urbano de 5,8 km/l (A), 8,3 km/l (G) e na estrada de 7,4 km/l (A) e 10,5 km/l (G). Custando R$ 76.500,00 inclui em sua gama de itens de série:

Segurança:
  • Freios a disco ventilado na dianteira com tambor na traseira;
  • Airbag duplo (motorista e passageiro); 
  • Freios ABS com EBD;
  • ASR (Controle de Tração);
  • Hill Holder (assistente de arrancar em subida ou descida);
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade);
  • Volante EAS - Energy Absorbing System.

Conforto: 
  • Ar-condicionado;
  • Direção elétrica;
  • Abertura elétrica bocal de abastecimento;
  • Banco do motorista com regulagem de altura;
  • Computador de bordo; 
  • Gancho Isofix; 
  • Porta-luvas iluminado;
  • Quadro de instrumentos de 3,5" com radio Connect,entrada USB/AUX viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming; 
  • Piloto automático com controlador de velocidade; 
  • Volante com regulagem de altura e profundidade e comando de áudio;
  • Maçanetas na cor preta;
  • Vidros elétricos dianterios e traseiros com one touch e antiesmagamento lado mororista;
  • Revestimento de caçamba;
  • Volante em couro com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta;
  • Roda de aço 16 polegadas;
  • Retrovisores externos manual.

As versões intermediárias são equipadas com motor 2.0 turbodiesel e transmissão de manual de seis marchas, sendo uma 4x2 e outra 4x4 (respectivamente custando a partir de R$ 93.900,00 e R$ 101.900,00). Os itens de série que diferem o 4x2 da versão básica são:
  • Protetor de cárter;
  • Roda de liga leve de 16 polegadas modelo Super Spoke;
  • Adorno em prata na parte inferior do parachoque frontal denominada Skide Plate.
Já o 4X4 trás também:
  • Brake light;
  • Iluminação de caçamba;
  • Retrovisores externos elétricos com memoria ( Tilt down /rebatimento / luz de conforto);
  • Sistema 4WD (4x4).
Na versão mais completa chamada de Volcano e custando a partir de R$ 116.500,00, conta com a nova transmissão automática de 9 marchas, que garante, sobretudo conforte e economia. Seus destaque são:
  • Detalhes cromados externos;
  • 6 autofalantes;
  • Alarme antifurto;
  • Quadro de instrumentos com uma tela de 7 polegadas;
  • Uconnect Touch Nav 5", Central multimídia com tela de 5" touchscreen Viva-voz Bluetooth® e função GPS);
  • Faróis de Neblina com sistema Cornering;
  • Roda de liga leve aro 17;
  • Iluminação interna com efeito night design.
Os opcionais incluem (itens não especificados estão disponíveis em todas as versões):
  • (Freedom 1.8) Kit opening edition (rodas de liga leve 16", kit parafusos antifurto das rodas, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com memoria, capota marítima, ar condicionado digital dualzone, câmera de ré, volante em couro com alavanca de seleção das marchas tipo borboleta, voice recognition, 6 Auto Falantes, audio streaming;
  • (Freedom 1.8) Kit techno 1 (6 Auto Falantes, audio streaming,câmera de ré, comandos de voz Bluetooth, entrada aux, MP3, navegação com GPS, porta USB, tapetes em carpete, central multimídia com tela de 5" touchscreen e voice recognition);
  • (Freedom 1.8) Roda liga leve 16 polegadas;
  • (Freedom 1.8 e 2.0 4x2) Kit pleasure 2 (2ª entrada USB, 2ª Tomada 12V, alarme antifurto, apoia braço traseiro, apoia-braço central dianteiro, brake light, iluminação de caçamba, grade frontal com cromado, maçanetas e retrovisores externos pintados, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, parasol iluminado, porta objetos passageiro;
  • (Freedom 1.8 e 2.0 4x2) Kit pleasure 1 (faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com memoria, Tilt down,rebatimento, luz de conforto e capota marítima;
  • (Todos excluindo Volcano) Barra longitudinal no teto;
  • (Freedom 2.0 manual) Roda liga leve 17 polegadas;
  • Teto Solar;
  • Bancos parcialmente em couro;
  • Kit Safe (Air bag de joelho motorista, Side bags dianteiros sensor de pressão dos pneus Window Bags) no caso do Volcano esta opção inclui banco motorista com regulagem elétrica;
  • (Freedom 2.0 manual) Kit techno 2 (audio streaming, comandos de voz Bluetooth, entrada aux, MP3, porta USB, tapetes em carpete e central multimídia com tela de 5");
  • (Freedom 2.0 4x4) Kit pleasure 3 (2ª entrada USB, 2ª Tomada 12V, apoia braço traseiro, apoia-braço central dianteiro, capota marítima, faróis de neblina, grade frontal com cromado, maçanetas, retrovisores externos pintados, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, parasol iluminado, porta objetos do passageiro);
  • (Volcano) Sensor de pressão dos pneus
  • (Volcano) Kit techno 3 (capota marítima, keyless entryngo, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, partida remota, volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta.

Vale lembrar que o modelo já pode ser monstado no site da empresa (CLIQUE AQUI PARA MONTAR). O carro realmente é bem atrativo, o preço está condizente com o mercado e sem dúvida será uma grande concorrente no mercado de pick-ups.

Imagens: