Muitos acham que as grandes empresas mandam em tudo. Mas o caso do I30 mostrou que nós, consumidores detenhamos todo o poder, e podemos inclusive, moldar as decisões de grandes montadoras. 
Para recaptular a saga do Novo I30 ele foi lançado no Brasil apenas com motor 1.6 que gera 128 cv e 16,5 kgfm de torque e 0-100 km/h de 13,5 seg. O motor é interessante, mas lembre que o carro não é um HB20 e sim um hatch médio de 1200 kg tornando o carro um modelo fraco, principalmente comparado ao seu antecessor de motor 2.0 com 145 cv e 19 kgfm de torque e 0-100 km/h de 10,6 seg. Com seu lançamento oficializado, a Hyundai teve uma surpresa no primeiro mês de venda, surpreendentemente o modelo antigo vendeu mais que o novo e esta baixa venda se repetiu durante os meses. Com isso um modelo com propulsor mais potente foi trazido para tentar disputar o mercado dos hatch médios.
O i30 1.8 já está à venda em grande parte das concessionárias. Ainda nos estoques, a versão 1.6 deve sair gradativamente do mercado para ceder espaço à nova opção de motorização.
O novo motor 1.8 gera 150 cv e 18,2 kgfm com 0-100 km/h de 9,5 seg. Com bloco em alumínio e comando variável o modelo promete consumo menor.

O novo i30 está disponível nas cores preto, prata e branco, com preços ficam entre R$71,9 mil á R$ 92 mil e garantia de cinco anos sem limite de quilometragem.