Em todo setor tecnologias que tornam nossa vida mais cômoda, na área automotiva não é diferente. Contudo algumas destas causam uma confusão tremenda quanto ao seu nome, tanto para os que não sabem quanto para os que sabem (ou acham que sabem) do assunto.

Sinal que A com um risco indica que o sistema Start-Stop está desativado.

A confusão em questão são duas tecnologias, uma de conveniência que permite ligar o carro com o toque de um botão e outro que preza pela menor emissão de poluentes e menor consumo fazendo com que o carro desligue quando o mesmo encontra-se parado.

Com o carro parado após o acionamento do acelerador o sistema liga o carro.

O problema é que a boa maioria da população, e isso inclui vendedores de carros de concessionárias de grandes marcas, donos de oficinas especializadas em carros de luxos entre outros, chamam a primeira tecnologia de Start-Stop, um belo de um equivoco já que este é o nome da tecnologia que desliga o carro quando o mesmo para.

Cartão para ligar o carro.


Chave e botão de partida.

Esta função de conveniência de ligar o carro com o toque de um botão é chamada de sistema Keyless (do inglês sem chave), sendo assim atrelado ao botão de ligar o carro (botão de ignição ou botão de partida) ainda tem a função de abrir as portas com uma chave presencial, que ela dará de forma sem fio ou através de encaixe com o um cartão, autorização para o carro ser ligado pelo botão.

Esquema com 7 itens presentes em um carro com Start-Stop.

A confusão é justificada de duas maneiras, uma é a falta de informação e interesse em saber do assunto pois quando se visualiza o botão comumente tem escrito o nome Start e também Stop associando a esta tecnologia o nome de outra com função bem diferente.

#Testcarros
#TestCarros
#Blogtestcarros