Sim, o ESP é o controle de estabilidade, e sim é aquele item que só esta nas versões mais caras e com preços absurdos, com exceção de alguns carros. Ele até um dia desses era, por exemplo, incluso apenas nas versões top do Civic ( modelo EXS ou EXL) e Corolla Altis. O controle de estabilidade tem a função de regular, em caso de detecção de perda de controle, o acelerador e freios a fim de sua segurança.
ESP funcionando.
A denuncia foi feita por Alejandro Furas, diretor técnico da Latin NCAP. Segundo ele, um carro com ABS, item obrigatório atualmente, já possui o necessário para funcionar o controle de estabilidade e o custo extra para podar o sistema seria de 60 dólares, cerca de R$ 200 reais.
ESP, item obrigatório na Europa desde 2011.
Um ponto a ser abordado é que este custo são para carro que em sua concepção já havia o item e o mesmo foi desenvolvido para funcionar no carro. Por outro lado modelos que nunca tiveram tal itens fatalmente custarão mais caro para possuir este equipamento pois o desenvolvimento para um carro já fabricado, trazer uma nova tecnologia é mais oneroso.
Muitas montadoras estão incluindo estes itens de série, como o novo Corolla, Civic e Sentra, mas alguns ainda devem tal item e ou cobram muito caro por ele.
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