Primeiro, houve o Golf GTI . Em seguida, a diesel, o Golf GTD . E com a onda dos híbridos o Golf entra neste grupo ainda este ano, e vai levar o emblema GTE.


O GTE usa o mesmo sistema de transmissão como próximo modelo e-tron A3 da Audi . Sob o capô é um 1.4 litros, motor de injeção direta e turbo de quatro cilindros, produzindo 150 cv. Por si só isso não seria espetacular, mas combinado com um motor elétrico de 108 cv, há uma quantidade interessante disponível. Infelizmente, devido aos diferentes picos de energia de cada sistema de transmissão, você não pode simplesmente adicionar os dois juntos, e a produção total gera algo como 205 cv, não muito atrás a do GTI.


A energia é canalizada para as rodas dianteiras através de uma transmissão eS Tronic de seis velocidades e dupla embreagem adaptado. Como o GTD diesel, o GTE não é tão rápido quanto o mais famoso GTI, mas 7,6 para fazer 0-100 km/h e uma velocidade máxima de 225 km/h não é ruim, considerando o seu ponto forte, a eficiência. Medido no ciclo combinado faz incríveis 66 km/l e baixas emissões de CO2.