A European New Car Assessment Program (Programa de Avaliação de Carro Novo Europeu) ou apenas Euro NCAP divulgou um vídeo que mostra a evolução da segurança automotiva nos últimos anos e o mesmo é um vídeo comemorativo de seu vinte anos de fundação que mostra a discrepância entre as épocas.

Basicamente são as avaliações de dois modelos populares para ambas as épocas, um é o Rover 100 de 1997, ano que a Euro NCAP  iniciou suas atividades e o Honda Jazz ou Fit para nós de 2017.
Ambos sofreram uma colisão à 64 km/h (40 milhas por hora para eles) mas seus resultados foram bem diferentes. O resultado é que o primeiro recebeu uma estrela enquanto o modelo atual, cinco.


Esquecendo o fato de o modelo da Honda possuir Airbag, mas é interessante notar que apesar da total destruição frontal, o modelo desempenhou seu papel ao não permitir a propagação do impacto, que no caso do Rover 100 fica evidente sua deficiência em "parar" o impacto frontal, fazendo com que o painel se choque com o motorista.

Alguns pontos deste vídeo devem ser levantados:

1. Modelos mais antigos tem esta tendência de "arremessar" o painel para cima do motorista, sendo esta uma das grandes causas de morte, inclusive de hemorragia interna por impacto do volante.

2. O modelo Jazz ou Fit é o conhecido nosso, contudo temos de estar cientes que não significa que o modelo brasileiro conseguiria a mesma pontuação na Euro NCAP uma vez o Jazz fabricado em Swindon, Reino Unido possui um rigor de fabricação que não podemos precisar se a planta da Honda em Sumaré, São Paulo fabrica da mesma forma.

3. Ficaria mais evidente a evolução de fabricação se fossem comparado o mesmos modelo de anos diferenças, por exemplo, o Civic de de 1997 e o de 2017