Quando as pessoas pensam de nações que são grandes exportadores de automóveis para os EUA, Japão, China, Alemanha e Coréia são geralmente os primeiros a vir à mente. No entanto, quando visto a partir do ponto de vista de onde os veículos são realmente construído, hoje é o Canadá, México e Japão. Há vários fatores que tornaram o México a base de produção mais atraente para as montadoras, segundo a Bloomberg.

O principal deles é a proximidade com os Estados Unidos, o segundo maior mercado de automóveis do mundo, recentemente derrubado pela China. Além disso, acordos comerciais com 40 países em todo o mundo, bem como termos comerciais favoráveis ​​com grandes mercados como o do Brasil, e um custo de mão de obra de 20 por cento mais em conta de que os EUA faz do México a melhor escolha.
O México também não é mais apenas um exportador de pequenos compactos. O Lincoln MKZ é feito no la, a Audi começou a construção de uma fábrica em San Jose Chiapas que será a fonte mundial do SUV Q5 da próxima geração.


Confiram as plantas das grandes marcas distribuídas no México.