Este mês, a Latin NCAP soltou dois resultados de crash test e ambos não foram positivos. O modelo da Chevrolet, Onix e o modelo da Kia Rio sedan receberam nota zero. Contudo o que difere um do outro é exatamente o resultado do para passageiro infantil, que no Onix foi de três estrelas, e para o carro da Kia, apenas uma.

Este resultado provocou um mundo de notícias e até a Proteste tomar medidas, contudo existem detalhes que iremos mencionar sobre o caso do Onix.

Primeiramente a Latin NCAP constantemente aumenta sua exigência. Se observarmos em comparação com o resultado do Onix em Dezembro de 2014 os bonecos curiosamente obtiveram resultados piores mas não o suficiente para cair de três estrelas para zero. O que contribuiu para a nota abaixar foram as novas exigências de equipamentos de segurança além de testes que irei pontuar:
  • Teste lateral;
  • Teste de poste que por falta de equipamento de segurança não poderia ser executado;
  • Presença de ESC conforme UN13 ou GTR8;
  • Presença de Airbags laterais para a cabeça do acompanhante;
  • Presença de Airbags laterias para o corpo do acompanhante.
Os dois resultado de colisão frontal.

Fonte: Latin NCAP.
Desta forma estes pontos e principalmente os testes novos de colisão foram predominantemente importantes para esta nota baixa e conforme comentário no proprio site da Ltin NCAP "O veículo mostrou uma penetração alta da barreira móvel que provocou um alto deslocamento do pilar B e do banco dos passageiros. Isso questiona a capacidade do veículo de proporcionar melhor proteção lateral mesmo contando com airbags laterais. O carro não oferece ESC como padrão. O impacto lateral de poste não foi realizado, o veículo não possui airbags de cortina como padrão."

É importante notar portanto que o modelo testado (Chevrolet Onix) obteve resultado igual ao modelo de 2014, inclusive os dados de midea (fotos e vídeos) da colisão frontal foi repetida, apenas o teste lateral foi executado (carro em vinho). Um ponto que chama a atenção é pelo fato do resultado de colisão frontal mesmo sendo o mesmo visualmente (segundo vídeos e fotos) o de 2014 obtiveram pontuações menores no torso e na perna o que fica a dúvida do porque, se foi feito novamente estes testes, que causaram maiores danos no boneco, porque não foi divulgado o vídeo e fotos dele, e apenas repetiu o conteúdo de 2014, o que ao meu ver desconsidero o maior dano causado.

Se as imagens são de 2014 porque o dano do boneco de testes também não foi igual e se realmente foi feito este ano um teste de colisão, porque não foi colocado as fotos e foram apenas repetidas de 2014?
Fonte: Latin NCAP.

A Proteste inclusive irá pedir para o modelo sair de linha, contudo não creio que será desta forma que a qualidade dos carros irão melhorar, pois tais exigências devem ser impostas pelo governo, como é o caso da obrigatoriedade de airbags frontais e ABS por aqui. Segundo a Chevrolet todas as normas e exigências brasileiras são cumprida e é fácil perceber que é verdade uma vêz que exigências por aqui não são tão rigorosas como nos mercados da Europa ou EUA.

Este modelo deve ser um dos primeiros com grandes quedas de nota em relação ao seu teste anterior, podemos esperar, com o teste de colisão lateral além de novas exigências novas notas inferiores, uma maior força de da união das duas associações (Proteste e Latin NCAP) para mudar as exigências de segurança em modelos vendidos no Brasil.